Publicado em: 18.02.2020
Um negócio envolve muitas questões, mas uma coisa é certa: para evitar problemas, toda empresa deve estar devidamente regularizada e em dia com suas obrigações. Manter-se em conformidade com a legislação, por exemplo, evita riscos caso haja uma fiscalização.
Há obrigações comuns para todos os estabelecimentos, claro, mas obrigações fiscais e contábeis dependem do regime tributário no qual os negócios estão enquadrados e do tipo de atividade que exercem.
Vamos direto ao ponto?
Então continue lendo para conhecer algumas das obrigações fiscais e contábeis de uma empresa!
O que são obrigações fiscais?
Também chamadas de tributárias, as obrigações fiscais se referem às questões relacionadas ao pagamento de impostos, tópico fundamental para se manter em dia com o Fisco.
Vamos conferir alguns exemplos?
Emissão de notas fiscais:
Todas as empresas devem emitir notas fiscais, independentemente se estão vendendo mercadorias ou prestando serviços. O MEI (Microempreendedor Individual), no entanto, só é obrigado a realizar essas emissões para pessoas jurídicas; em relação às pessoas físicas, só será necessário caso elas exijam o documento.
Pagamento de impostos:
O sistema tributário do país é conhecido por ser complexo. Quando o assunto é imposto — seja municipal, estadual ou federal —, há uma chuva de críticas por parte da população em geral e, também, por parte de empresários.
Veja alguns dos tributos que as empresas devem pagar:
CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas). Para o contentamento dos gestores de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, há o Simples Nacional.
Resumidamente, esse regime tributário unifica tributos e contribuições e reduz boa parte da burocracia.
Acesse o nosso guia completo sobre impostos e tributações para saber mais.
O que são obrigações contábeis?
As obrigações contábeis, por sua vez, estão relacionadas às fiscais. Os contadores, entre outras funções, precisam analisar os dados fiscais, apurar os impostos e o faturamento empresarial e elaborar documentos, como relatórios, para comprovar:
a situação patrimonial;
a situação financeira;
a conformidade das atividades da empresa com a legislação brasileira em vigor. Vamos ver dois exemplos?
Formalização da empresa:
O empreendedor deverá estar ciente de algumas obrigações contábeis antes mesmo de abrir a empresa. Isso porque a formalização exige obtenção de CNPJ e alvará de funcionamento, elaboração de Contrato Social, definição do regime tributário, registro na Junta Comercial e nos demais órgãos, inscrição municipal, entre outros.
Demonstrações contábeis:
Além de guiar os empresários, auxiliar o planejamento estratégico e serem apresentadas aos investidores em potencial, essas demonstrações visam sintetizar a situação patrimonial e financeira da empresa.
Observe dois exemplos:
Balanço Patrimonial: avalia a situação contábil e financeira do negócio e mostra sua evolução em determinado período. Abrange tópicos como pagamentos a receber, propriedades e dívidas, ou seja, bens, direitos e obrigações da empresa.
DRE (Demonstração de Resultado do Exercício): em suma, avalia se houve lucros ou prejuízos por meio da análise das atividades financeiras do estabelecimento.
Contabilidade digital: mantenha seu contador por dentro de tudo que acontece no seu negócio
Qual empresário não gosta de facilitar as coisas? São tantos assuntos para resolver e tantas tarefas para delegar, então por que não deixar o seu contador se preocupar com as questões descritas aqui?
Claro que você ou os colaboradores terão que se responsabilizar pelo pagamento dos impostos e por outras obrigações, por exemplo, mas muitos dados financeiros e documentos essenciais para a contabilidade podem ser acessados diretamente pelo seu contador por meio da integração contábil.
Dessa forma, ele ficará por dentro de tudo o que acontece na sua empresa em tempo real, facilitando o trabalho da sua equipe, o seu trabalho e o dele — para isso, é necessário que esse profissional utilize um sistema contábil e que você utilize um sistema ERP, duas ferramentas muito úteis tanto para aumentar a produtividade quanto para otimizar processos.
Conclusão:
Como visto aqui, há muitas obrigações fiscais e contábeis a serem respeitadas. Burlar o sistema pode resultar em graves multas e sérios prejuízos aos empresários, então, para continuar exercendo suas atividades em conformidade com as regras impostas, é fundamental se consultar com um contador e seguir suas orientações.
Você sabia que além de poder terceirizar seu departamento financeiro a FZ BPO, os profissionais que irão lhe atender possuem mais de 30 anos de experiencia na área contábil também? Faça uma consulta sem compromisso a FZ|BPO e veja como podemos ser úteis para você. Via online ou presencialmente, nossos consultores mostrarão as vantagens de terceirizar a gestão financeira e corporativa da sua empresa. Ligue 41 3019.0821, mande um email para bpo@fzbpo.com.br, ou nos acesse via as redes sociais.
Fonte: https://gestaoclick.com.br/