Publicado em: 21.05.2021
A gestão financeira é uma das áreas mais importantes para qualquer indústria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Esse é um setor que lida não apenas com os aspectos financeiros, mas também com os econômicos, gerenciais e contábeis do negócio.
“É por meio da gestão financeira que são tomadas as decisões e alinhamentos que exercem impacto sobre todas as demais áreas da empresa, bem como a sua sustentabilidade”, comenta Guilherme Pagotto, Sócio da O|S|P Contabilidade,
Exatamente por isso, a gestão financeira para donos de indústrias exige algumas competências essenciais.
“O dono da indústria precisa ter a capacidade de avaliar as demandas e contingências, alocar os recursos necessários – sejam eles materiais ou imateriais – conforme as demandas de cada setor, sempre de forma organizada e assertiva. Deve, também, ter capacidade de entender os custos envolvidos – inclusive tributos, taxas e outras obrigações”, complementa.
3 pontos da gestão financeira que merecem maior atenção do dono da indústria
A gestão financeira para donos de indústrias é baseada em três pontos que merecem a máxima atenção: organização do fluxo de caixa, separação das finanças pessoais e empresariais e planejamento de investimentos e custos.
Organização do fluxo de caixa
A gestão financeira em qualquer indústria tem o objetivo de melhorar os resultados financeiros da empresa, visando a lucratividade e a geração de riquezas, bem como a diminuição dos custos. Para isso, é preciso identificar os pontos críticos na produção e gerar estratégias de curto e longo prazo.
No entanto, um dos focos da gestão financeira na indústria é o fluxo de caixa, ou seja, o controle da entrada e da saída de dinheiro da empresa. Esse é um dos seus pilares centrais e merecem a máxima atenção do dono da indústria. Todas as informações de fluxo de caixa devem ser transparentes e estar disponíveis para que o dono possa ter a melhor tomada de decisão e projetar seus planejamentos.
Separação das finanças pessoais e empresariais
Uma das grandes falhas de donos de indústrias, essencialmente aquelas de pequeno porte, é misturar o CPF com o CNPJ, ou seja, as finanças pessoais com as empresariais.
O ideal é organizar as finanças da empresa e documentar os dados de forma mais abrangente, ajudando o dono da indústria a separar estas duas esferas.
Planejamento de investimentos e custos
Na indústria, os custos devem ser monitorados constantemente, assim como outros aspectos financeiros da empresa. Somente assim a gestão financeira para donos de indústrias permitirá a eles fazer investimentos certos e segurar gastos.
Caso tenha alguma dúvida sobre gestão financeira na sua indústria, faça uma consulta sem compromisso a FZ|BPO e veja como podemos ser úteis para sua empresa. Estamos nesse momento trabalhando em home office, mas nossos consultores estão atendendo normalmente pelo email bpo@fzbpo.com.br ou via as redes sociais.
Matéria adaptada do portal: https://avozdaindustria.com.br/
Para ver a matéria na íntegra acesse o link: https://avozdaindustria.com.br/gesto/gesto-financeira-para-donos-de-indstrias-em-que-focar