É POSSÍVEL EVITAR ATRASOS NO RECEBIMENTO DOS PAGAMENTOS DA MINHA EMPRESA

Publicado em: 31.07.2020

Sim, é possível evitar! Saiba como reduzir cada vez mais o número de atrasados e inadimplentes em sua empresa.

Um problema que todo negócio enfrenta e que pode lentamente levar a empresa a falência caso não seja resolvido é a inadimplência.

Pagamentos atrasados podem prejudicar o planejamento financeiro de uma empresa, caso ela não tenha separado recursos para esse tipo de situação.

Mesmo que os clientes estejam com os pagamentos em atraso, a empresa ainda tem compromissos com os seus colaboradores e fornecedores que não podem atrasar.

Quando uma parte desse processo fica em falta, as demais com o passar dos dias começam a ser afetadas criando um efeito cascata.

Efeito cascata devido ao atrasos no recebimento dos pagamentos

Para facilitar o entendimento imagine a seguinte situação:

A taxa de clientes com o pagamento atrasado está alta, acima do 15% já é o suficiente para causar uma situação insustentável.

Devido à falta de pagamentos, a empresa passa a ter que gastar os recursos destinados a esse tipo de situação, porém, caso as cobranças demorem a serem quitadas esses recursos se esgotarão.

Como o dinheiro que devia movimentar o fluxo de caixa não entra de forma efetiva, é necessário começar a remanejar os recursos para cobrir os gastos mais importantes.

Falta dinheiro para pagar os fornecedores, ocasionando a falta de materiais.

Em consequência os colaboradores têm menos ferramentas para trabalhar, o serviço perde qualidade, desanimando os clientes que estão com o pagamento em dia.

Caso eles parem de ver benefícios na contratação do serviço, irão cancelar o contrato, diminuindo ainda mais os recursos financeiros da empresa, criando um ciclo.

No decorrer dos meses, os recursos financeiros para o pagamento de colaboradores, fornecedores e despesas como conta de luz e água se tornam insuficientes, deixando a empresa com a opção de assumir grandes dívidas ou correndo risco de fechar as portas.

Para interromper esse ciclo, é necessário que a empresa identifique o problema antes que seja tarde e adquira soluções para melhorar essa situação.

Como evitar atraso nos recebimento dos pagamentos da minha empresa?

Pense quais são as principais justificativas dadas pelos clientes que estão em atraso. É comum ouvir respostas referentes ao esquecimento e a falta de praticidade do pagamento, além de imprevistos financeiros.

Sabendo disso, desenvolva estratégias que antecipam o esquecimento e a falta de praticidade, veja:

Dica 1: Sistema de emissão de boletos

Um sistema de emissão de boletos automatiza toda a parte de envio de boletos mensais.

A adesão de um sistema ajudará com o problema do esquecimento dos clientes. Isso porque é possível programar para que um lembrete seja enviado avisando sobre o pagamento que está para vencer.

Você pode estar pensando: “porque contratar um sistema sendo que posso realizar esse trabalho?”.

Imagine: os boletos possuem vencimentos em datas variadas, em valores distintos, pois são referentes a planos diferentes.

Agora você terá que separar um momento para ver quais são os clientes que pertencem a determinado plano e que tem como vencimento o mesmo dia. Esse processo realizado várias vezes no mês não é nada prático.

Um tempo terá que ser dedicado a enviar avisos, outro a gerar e enviar boletos, e posteriormente será necessário verificar se o pagamento foi realizado.

Com o sistema de gestão será necessário apenas realizar o cadastro e o restante do processo será feito de forma automática.

O trabalho do gestor fica mais simples e os clientes esquecidos são avisados para que se organizem da melhor forma.

Dica 2: Desconto nos pagamentos realizados dias antes do vencimento

Ainda seguindo a linha de raciocínio para empresas que usam o boleto como forma de pagamento, ofereça desconto nos pagamento realizados dias antes da data de vencimento.

A adesão de um sistema de emissão de boletos, além de lembrar os clientes mais esquecidos, permite que descontos sejam predefinidos e aceitos em pagamentos antes da data de vencimento.

O desconto oferecido é um grande motivacional para que os clientes estejam com o pagamento sempre em dia.

Afinal, quem não gostaria de pagar 10% a menos em um serviço que contratou, simplesmente por estar realizando o pagamento antecipado?

Muitas pessoas se planejam considerando os descontos e por isso, não perdem as datas de pagamento, evitando assim que fiquem em atraso com as empresas.

Dica 3: Pagamento recorrente via cartão de crédito

O pagamento recorrente é uma opção de transação que consiste em realizar um débito de forma automática no cartão de crédito do cliente mês a mês, por períodos acordados.

Esse tipo de pagamento tem benefício em dobro, pois além de impedir o esquecimento do cliente, é muito prático.

Para usar a recorrência, é necessário contratar um sistema de pagamento que preste esse serviço, fazer o cadastro do cliente e está pronto.

Quando chegar o dia definido no cadastro do cliente, será realizada uma cobrança no valor da mensalidade do serviço contratado, sem a necessidade de confirmação de senha, que o cliente ligue autorizando ou que vá ao local.

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Fonte: https://www.galaxpay.com.br/