Publicado em: 03.07.2020
Já falamos sobre Business Process Outsourcing (BPO para os íntimos), mas para refrescar um pouco a memória, o BPO é um passo além da terceirização, em que uma empresa contrata outra para executar uma atividade ao invés de realizá-la internamente.
Desta forma, a empresa contratada se torna responsável pelo planejamento e operação de um processo específico do negócio. Inúmeras áreas são comuns a este modelo, como infraestrutura de TI, processos jurídicos, recursos humanos, administrativo, financeiro, contabilidade, compliance etc.
Mas você sabe exatamente como funciona o processo, implementação e estratégia BPO para a empresa contratante? Vamos saber tudo agora mesmo.
Implementação BPO
Vamos lá, inicialmente pare tudo e pense bem no início dos seus processos. A primeiríssima coisa a fazer quando falamos de BPO é definir quais áreas e processo podem ser terceirizados.
Você compreende que alcançar estas respostas é um exercício bem estratégico, certo?
Se você pode desonerar uma equipe de processos que custam a sua produtividade e criatividade, remover esta carga do time é uma decisão de negócios importante de nível super executivo. Portanto, trace bem o objetivo e a estratégia de implementação dos processos que serão terceirizados na empresa.
O impacto deve ser mínimo na rotina, você está implementando BPO para facilitar, não para atrapalhar.
BPO para definir prioridades
Ora, se estamos falando para você ter em mente o que pode ser deixado na mão de outra competente empresa, estamos falando aqui também de prioridades. Você não chegaria ao BPO caso não precisasse de ajuda para priorizar o que é mais necessário e estratégico na sua meta.
Lembre-se que falamos em terceirização, mas você deve tirar a imagem geral que se faz deste tipo de contrato. Geralmente pensamos em serviços de limpeza ou telefonia, mas o BPO está em um nível mais estratégico, portanto, nada melhor do que ter os seus processos e problemas bem definidos para que você possa confiar a outras mãos.
Áreas, processo e resultados
Além de aliviar a carga onerosa de uma área ou equipe, ainda tem a vantagem de controlar os níveis de serviços prestados por uma empresa que presta serviço a você, ou seja, este parceiro está teoricamente livre de amarras burocráticas que sua empresa ainda pode manter.
Com foco apenas nos resultados, o controle de desempenho do seu serviço contratado fica mais fácil e estratégico.
A relação com um time que possui uma cultura e olhar diferentes do habitual, pode ser benéfica para você e toda a estrutura da sua empresa como um todo. Aproveite para que o contrato BPO seja o mais vantajoso possível, não apenas em economia financeira.
Converse com sua equipe original
É importante ter na estratégia de implementação o alinhamento com o time daquela área. É importante deixar claro o objetivo da implementação BPO na área. Questionamentos naturalmente vão surgir nos colaboradores. “Será que ainda sou necessário? O que vai acontecer com todo este setor? Serei mandado embora? Meu trabalho não é bom?”.
Esclareça antecipadamente todos os pontos para que as principais preocupações sejam eliminadas. Geralmente os processos BPO não visam serem implementados para reduzir quadro de funcionários, mas sim, aumentar a efetividade e capacitação dele, liberá-los de tarefas operacionais e deixá-los focados no estratégico. Isto ajuda o time a engajar nos novos desafios dentro da empresa.
Como escolher um bom provedor de BPO
Para contratar uma empresa de BPO é fundamental que a empresa tenha experiência nos processos que se propõe a realizar. Por não se tratar de uma simples transferência de mão-de-obra, o BPO irá requerer uma abordagem consultiva especializada.
Somente um parceiro confiável e com expertise nos processos poderá apoiar as empresas contratantes na jornada de transformação digital.
Caso tenha alguma dúvida sobre BPO financeiro, faça uma consulta sem compromisso a FZ|BPO e veja como podemos ser úteis para sua empresa. Estamos nesse momento trabalhando em home office, mas nossos consultores estão atendendo normalmente pelo email bpo@fzbpo.com.br ou via as redes sociais.
Fonte: Matéria adaptada do portal https://br.gigroup.com/noticias/como-implementar-bpo-na-sua-empresa/