Publicado em: 02.04.2021
Você já emprestou dinheiro a um familiar ou amigo? Se a resposta for sim, certamente foi preciso pensar muito antes de emprestar e aposto que analisou se a pessoa era confiável e se iria pagar o que te deve. Agora imagina essa mesma situação, mas com alguém que você não conhece te pede dinheiro emprestado. Qual seria sua resposta?
Pois bem, é assim que funcionam as instituições financeiras. Elas precisam conhecer muito bem o cliente antes de conceder o crédito, como uma forma de se prevenir de calotes. Se você está à procura de um cartão de crédito, certamente tem dúvidas quanto ao procedimento que o banco faz para avaliar o seu perfil.
Nome no vermelho gera desvantagens
Conseguir um cartão pode não ser tão fácil se você já teve problemas em seu nome. Mas se tem dúvidas sobre qual cartão é o certo para solicitar e como aumentar suas chances de ser aprovado, nós separamos algumas dicas para você.
Quando você solicita um cartão ou um serviço de crédito, os bancos começam uma busca sobre quem você é. Primeiro de tudo o cliente fornece seus dados pessoais, permitindo que as financeiras comecem a procura com um único objetivo: saber se o cliente pode honrar seus pagamentos e se há risco mínimo de calote.
Portanto, é preciso entender que, se o seu nome está no vermelho ou seu histórico financeiro não é bom, as chances de ser aprovado no pedido podem cair muito. Entenda como o banco aprova o cliente.
Como o banco aprova? Entenda a análise:
Essa consulta começa pelos requisitos exigidos. Ou seja, os bancos analisam se você tem renda suficiente, se está tudo certo com seus documentos e comprovam outras informações que você forneceu, como bens, imóveis, etc.
Posteriormente, a avaliação é feita a respeito do cartão de crédito que você solicitou. Eles verificam se isso pode comprometer sua renda e se corresponde ao seu perfil de consumo, como: limite, anuidade, benefícios e renda mínima.
Ou se você não tem um cartão pré-definido, a instituição financeira deve te oferecer um cartão que mais se aproxima dos seus gastos e que caiba nas suas finanças.
Órgãos de proteção ao crédito
Depois dessa pró-análise, é verificado se você tem pendências com a própria administradora ou outras instituições. Nessa etapa, entra no jogo os órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SCPC Boa Vista, Serasa e ProScore.
Essas empresas contém o histórico financeiro dos clientes e informam ao banco a situação de cada um. Se caso for constatado contas em atraso, por exemplo, as chances de conseguir um cartão de crédito começam a diminuir.
Histórico conta muito! Nessa busca é verificado se quem procura o cartão paga suas contas em dia, se teve ou tem nome negativado e se há rotatividade de crédito. É nesta etapa que muitas pessoas acabam sendo reprovadas.
Nome negativado representa, muitas vezes, que o cliente não irá conseguir honrar seus pagamentos. Por isso, acaba sendo recusado pelo banco. Caso não tenha o nome sujo, um histórico ruim pode ter contribuído para uma rejeição.
Se você não tem contas registradas em seu nome ou não tem outro cartão de crédito, as empresas não conseguem rastrear seu perfil como pagador, dificultando a aprovação.
Como o banco aprova? Consulta ao Score
Um dos mais famosos e temidos métodos de aprovação é o score de crédito. Isso porque, essa ferramenta é utilizada pelos órgãos de proteção ao crédito e mede a confiança sobre o cliente, em relação ao pagamento.
Sua pontuação pode variar de 0 a 1000 e são divididos por categorias. Ela diz ao banco se você tem altas, médias ou baixas chances de quitar com suas contas. Esse dado é usado pelas financeiras para entenderem o comprometimento do cliente.
Vale lembrar que cada um desses órgãos podem conter informações diferentes à seu respeito. Uns podem verificar apenas o seu cartão de crédito, outros checam se você paga as contas domésticas em dia.
Mas procure sempre preencher o seu cadastro com informações verdadeiras. Aliás, isso aumenta suas chances de ser aprovado. Acredite, as administradoras conhecem muito bem seus clientes!
Converse com seu gerente
Se você já tem uma conta no banco, conversar com o seu gerente é um bom começo. Veja com ele quais as possibilidades e qual o melhor cartão para o seu perfil nesse banco.
No caso da sua solicitação já ter sido negada anteriormente, junte seus comprovantes de depósito ou outros documentos que comprovem movimentação financeira. Prove que você tem condições de assumir uma responsabilidade e parta para a conversa!
Caso tenha alguma dúvida sobre empréstimos e cadastros bancários para a sua empresa, faça uma consulta sem compromisso a FZ|BPO e veja como podemos ser úteis para sua empresa. Estamos nesse momento trabalhando em home office, mas nossos consultores estão atendendo normalmente pelo email bpo@fzbpo.com.br ou via as redes sociais.
Por: Leonardo Jacomini
Matéria adaptada do portal: https://www.foregon.com/
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