AFINAL, O QUE É FLUXO DE CAIXA?

Publicado em: 23.10.2020

Afinal, o que é fluxo de caixa?

Uma das formas de medir se a empresa está crescendo, ou não, é avaliando seu fluxo de caixa. Se os recursos disponíveis não estão sendo suficientes para cobrir as despesas para a execução das atividades operacionais é hora de repensar a forma como o dinheiro está entrando em caixa e para onde está sendo destinado.

Muitas empresas lidam com um grande fluxo de operações financeiras diárias, que envolve vendas, pagamentos, recebimentos, compras e tantas outras movimentações que tornam possível o funcionamento do negócio. Controlar tudo isto pode ser bem mais fácil do que se imagina, quando algumas práticas passam a fazer parte da rotina do gestor, principalmente em relação ao controle e planejamento do que entra e sai de dinheiro.

Mas o que é o fluxo de caixa? Para que serve? Acompanhe nosso post de hoje e esclareça algumas dúvidas que acabam impossibilitando o negócio de crescer de  forma sustentável. Vamos lá!

O que é Fluxo de Caixa?

Uma das bases das empresas de sucesso é a gestão financeira! Todas as empresas que conseguem se manter saudáveis e em constante crescimento, mantém o controle de dinheiro, de vendas, entradas e saídas, pagamentos diversos, entre outros. Por isso é fundamental ter um fluxo de caixa para manter a organização das finanças. Você certamente já deve ter ouvido o termo fluxo de caixa, mas você sabe, de fato, o que é e para que serve? Sabe como ele pode impactar sua empresa?

Uma empresa em seu dia a dia, precisa de organização, não só na forma de trabalho, como também para manter seus rendimentos, investimentos e finanças em dia. Assim, o fluxo de caixa basicamente analisa o saldo disponível daquele empreendimento, para que se faça um balanço correto de quanto capital a empresa tem, onde foram gastos os recursos e para qual finalidade. Neste sentido, o fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta fundamental de controle. Sem ele, nenhuma empresa sobrevive por muito tempo!

Pode parecer difícil de por em prática, mas com um sistema de gestão financeira como o Flua, esse balanço passa a ser calculado pelo sistema. Desta forma, é possível saber exatamente qual é a previsão de entradas e saídas para os próximos meses, e assim planejar atividades e metas da empresa. E tudo isso de uma maneira simplificada e clara.

Entre outras palavras, por meio do fluxo de caixa, o empresário pode aplicar tais benefícios ao crescimento da empresa e também suprir possíveis imprevistos ou gastos necessários.

No fluxo de caixa, todas as movimentações ficam registradas, bem como a razão pela qual elas ocorreram. Desde os recebimentos de clientes, juros de investimentos ou qualquer entrada de capital, bem como pagamentos, compras e despesas que a empresa tenha tido.

Desta maneira, independentemente do tamanho da empresa, o empresário ou mesmo um diretor financeiro, tem um cenário completo da saúde financeira da empresa. Com o correto controle do fluxo de caixa, é possível verificar uma série de variáveis, que no contexto geral do negócio, fazem toda a diferença.

Dentro do contexto em que usamos o fluxo de caixa, temos a “divisão” das formas de utilização dos recursos, bem como o acompanhamento de sua aplicação. Esta é uma ferramenta que está na base da gestão de qualquer empresa. Não importa se a empresa é pequena, individual ou uma multinacional.

Com o fluxo de caixa, a gestão financeira se torna mais profissional e será possível verificar quaisquer erros ou gargalos. Se tratando de aspectos financeiros, os erros e gargalos muitas vezes podem custar meses de trabalho ou até a vida de uma empresa, o fluxo de caixa é a base para termos uma organização de sucesso.

E para manter essas informações organizadas e atualizadas, o Flua pode te ajudar! Ele auxilia no gerenciamento de receitas e despesas, indicando gastos desnecessários e possibilitando um planejamento financeiro.

Além disso, é por meio desse fluxo de caixa que muitos investidores sentem a necessidade ou não de investir em determinada empresa. Muitas pessoas só colocam o seu dinheiro em ações quando se tem acesso aos ganhos e perdas que tal empreendimento teve durante um determinado período. Não importa se você está vendendo parte da empresa ou abriu o capital dela na bolsa de valores, o fluxo de caixa é um elemento fundamental para atestar a saúde financeira dela!

Mas o fluxo de caixa é feito apenas das entradas e saídas de um negócio?

Basicamente, não. O fluxo de caixa tem como base o controle de entradas e saídas de recursos, além de sua categorização. Mas existem muitas possibilidades dentro de seu contexto! É comum ouvirmos nos noticiários que nos próximos meses uma empresa X terá uma perda de Y. Como isso é possível?

Graças ao fluxo de caixa adiantado, é possível criar expectativas positivas ou negativas sobre o setor financeiro do empreendimento. Por isso, se faz tão necessário o acesso facilitado aos dados financeiros, o que será decisivo no crescimento ou queda da empresa. Com o preenchimento correto do fluxo de caixa, é possível calcular antecipadamente o que se pode esperar da empresa para os próximos dias, meses ou anos.

Que fique bem claro que um bom gestor entende as necessidades do seu negócio e deve assim, quase que de modo obrigatório, saber como funciona o setor financeiro da sua empresa, independentemente se a empresa é pequena ou grande. Isso é a base para se ter sucesso no mundo dos negócios!

Veja o caso de uma pessoa que tem uma pequena loja em um ponto comercial de uma grande cidade. Ela precisa manter o fluxo de caixa para saber quais os produtos mais lucrativos, se o preço que ela paga por tais produtos está adequado para a margem de lucro proposta, se o valor de venda aplicado está lhe trazendo lucro e se a renda adquirida com as vendas está deixando o seu saldo positivo.

Basicamente, o fluxo de caixa deixa as ações financeiras da empresa muito mais fáceis e seguras. Se isso ajuda uma pequena loja, que muitas vezes é gerenciada por uma ou duas pessoas apenas, imagine a diferença que fará para empresas maiores.

O Fluxo de Caixa é um importante instrumento de controle de todo o dinheiro que entra e sai do caixa. Via de regra, o caixa de toda empresa tem uma mesma linha de funcionamento: é dinheiro que entra e é dinheiro que sai. Toda esta movimentação ocorre em prazos diferentes, o que deixa muitos empreendedores perdidos na hora de manter um bom controle financeiro.

O fluxo de caixa é indispensável na rotina de toda empresa, sem um controle do que entra e sai de recursos financeiros fica impossível estabelecer qualquer estratégia de crescimento ou mesmo se manter num mercado cada vez mais competitivo.

Para que serve?

Para uma empresa funcionar, empreendedores devem manter certo equilíbrio nas vendas, realizar investimentos, captar outras fontes de financiamento, seja para aumentar a produção ou mesmo expandir os negócios – diante de toda esta movimentação fica difícil estabelecer qualquer tipo de planejamento sem um controle efetivo dos recursos financeiros.

É impossível imaginar uma empresa prosperando sem manter um controle das suas finanças e é aí que entra o Fluxo de Caixa. É através do registro de cada movimentação que o gestor poderá avaliar sua real situação financeira e estabelecer estratégias para evitar problemas de caixa negativo.

Vejamos uma situação:

Digamos que sua empresa superou as vendas este mês, só que o primeiro recebimento será daqui a 30 dias. As contas de luz, energia elétrica, alguns fornecedores  e aluguel vencem daqui a 15 dias. Com o acompanhamento do fluxo de caixa, o gestor poderia avaliar que algumas vendas deveriam ser realizadas à vista e outras a prazo, o que abasteceria o caixa com recursos disponíveis para manter o pagamento das despesas fixas e variáveis em dia e não atrasar seus pagamentos, o que geraria multas e juros – e isto nunca é uma boa ideia.

É através do Fluxo de Caixa que o gestor consegue visualizar quais os gargalos financeiros da empresa e quais devem ter maiores investimentos, além daqueles com gastos superiores ao necessário. Desta forma, é possível otimizar os processos cortando custos indevidos em determinadas áreas e direcionar recursos para outros setores ou operações prioritárias e que estão deficitárias.

Caso tenha alguma dúvida sobre fluxo de caixa, gestão, consultoria e terceirização financeira, faça uma consulta sem compromisso a FZ|BPO e veja como podemos ser úteis para sua empresa. Estamos nesse momento trabalhando em home office, mas nossos consultores estão atendendo normalmente pelo email  bpo@fzbpo.com.br ou via as redes sociais.

Por Josiane Batista

Fonte: Matéria adaptada do portal https://www.flua.com.br/

Para ver a matéria na íntegra acesse o link https://www.flua.com.br/blog/afinal-o-que-e-fluxo-de-caixa/