Publicado em: 07.05.2020

Planejar significa criar planos e metas para alcançar determinados objetivos. Em uma empresa, isso é fundamental para mantê-la funcionando. Sem planejamento, não há como tomar decisões e traçar estratégias que vão manter o negócio no mercado e em pleno crescimento. Para isso, é muito importante que todo gestor planeje seus gastos e preveja seus lucros, para ter uma gestão financeira completa e entender tudo que precisa para manter a sua empresa trabalhando intensamente.
Foi pensando nisso que buscamos ajudar você a planejar financeiramente e a colocar em prática ações que podem trazer resultados importantes para a sua empresa. Está preparado? Então vamos para a leitura!
O que é o planejamento financeiro?
Antes de começar, vamos entender juntos o que é o planejamento financeiro. O mais importante nesse processo é que todo o lojista tenha uma visão completa de seu negócio. Para planejar suas finanças, é preciso entender todas as suas fontes de receita e todas as despesas que sua empresa tem em determinado período. Desta forma, o varejista consegue ver com clareza todas as informações financeiras de seu negócio.
É aqui que começa o pensamento estratégico: com todos estes dados, será possível calcular o que o gestor precisa para seguir operando sua empresa. Essa análise é fundamental para buscar o crescimento e a competitividade de mercado. Com um procedimento confiável, uma companhia consegue saber quanto de dinheiro precisa para pagar as suas contas fixas, quanto ela está ganhando e onde pode investir para crescer ainda mais. Apenas com esta análise você conseguirá saber se sua empresa está gerando resultados e o que fazer com esta receita para se desenvolver de forma sustentável.
Quer saber como colocar tudo isso em prática no seu dia a dia? Então continue nessa leitura. Separamos 5 dicas que vão ajudar você nesse processo. Olha só:
DICA 1 – ENTENDA A SITUAÇÃO ATUAL DA SUA EMPRESA
Para começar um bom planejamento financeiro, a primeira etapa desse processo é conhecer a situação atual da sua empresa. Está na hora de analisar criteriosamente todas as finanças para ter certeza de que não entrará em inadimplência. Para isso, você precisa fazer um levantamento do dinheiro que tem em caixa e os valores a receber de clientes, estoque de produtos, capital de giro, as contas que precisa pagar e, principalmente, criar uma lista dos produtos que mais são vendidos.
Além de tudo isso, também é necessário adotar uma prática essencial para a sobrevivência de sua empresa: a separação de contas pessoais de empresariais. Após, com todos estes dados, será possível detectar custos que estão pesando no orçamento, os prazos que você deve seguir para continuar no azul e, principalmente, entender quais produtos você tem maior margem de lucro e priorizá-los na hora da compra.
DICA 2 – TRACE OBJETIVOS E METAS PARA ALCANÇÁ-LOS
Após um levantamento sobre a atual situação da sua empresa, ficará claro quais problemas você deverá corrigir para impulsionar seus resultados. Então será a hora de colocar a mão na massa e criar metas para acabar com estes obstáculos.
Se você verificar que está gastando demais com algumas despesas, por exemplo, pode procurar alternativas que não pesam tanto em seu orçamento. Se os gastos ultrapassarem os seus lucros, procure reduzi-los sem comprometer a segurança de sua empresa e sem renunciar a sua competitividade de mercado.
DICA 3 – CONTROLE O FLUXO DO SEU CAIXA
Registrar todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa é fundamental para que você continue controlando suas finanças. Depois de realizar o levantamento da situação de seu negócio, é preciso continuar acompanhando seu desenvolvimento.
Para facilitar esse processo, o varejista também pode contar com ferramentas que automatizam o controle de fluxo de caixa. Com isso, a tarefa pode ficar ainda mais fácil e rápida, além de eliminar os erros que acontecem em planilhas manuais.
DICA 4 – CRIE RELATÓRIOS PARA ENCONTRAR PONTOS DE CORREÇÃO
Por meio de relatórios de análise financeira, o gestor conseguirá encontrar novos pontos de correção que podem otimizar o desempenho da empresa. Com ferramentas como gerenciadores financeiros, por exemplo, fica muito mais fácil analisar criticamente seus resultados, além de ser possível calcular o retorno de investimento, quais produtos são mais vendidos para mantê-los sempre em estoque e quais são os próximos objetivos a serem traçados.
DICA 5 – CONTE COM SUA EQUIPE
Conte com a ajuda de sua equipe para manter seu planejamento financeiro funcionando a todo vapor. É preciso que todos os colaboradores entendam que este processo é essencial para que o gestor saiba quais decisões estratégicas deve tomar para continuar alavancando os negócios. Com essa sensibilização, a equipe terá ciência da importância que um controle financeiro é essencial para a empresa.
Conhecendo a fundo seu orçamento, será possível trabalhar para aumentar lucros e investir em novos equipamentos e treinamentos que vão ajudar a todos a crescer e aprender.