Como calcular o lucro de uma pequena empresa?

Publicado em: 28.05.2021

Empreender é uma tarefa árdua, principalmente para pequenos empresários que dão o seu melhor diariamente para ver seu negócio crescer e assim gerar o lucro que financiará sua fortuna. Mas, além das atividades operacionais, ainda é preciso administrar e garantir que o negócio tenha bons resultados, sempre mantendo um bom relacionamento com seus funcionários e parceiros de trabalho.

Entretanto, quando um profissional se prepara adequadamente, os obstáculos são superados e resultados positivos são obtidos. Com isso o empreendedor terá uma vida tranquila e feliz. Por isso, calcular o lucro de uma pequena empresa é essencial para o seu bom gerenciamento.

Alguns empresários, no entanto, têm dificuldades em efetuar esse cálculo, que parece complexo e muito minucioso. Além disso, devido à falta de conhecimento e de informações corretas, muitos tomam atitudes equivocadas e que colocam seus negócios em risco.

Na verdade, há formas práticas de encontrar essa informação e definir os rumos do seu negócio. Então, no nosso post de hoje, explicamos os principais conceitos e mostramos as principais estratégias e técnicas a serem utilizadas em sua empresa. E também temos duas planilhas para facilitar o seu desafio!

Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

O que é o lucro?

Por definição, lucro é o retorno positivo de um investimento feito em negócios de qualquer natureza. Quando esse retorno é negativo, ao invés do lucro, se configura o prejuízo.

Depois de investir seus recursos em uma empresa, você pode calcular todo o montante gasto e o resultado final obtido para, a partir da diferença, conhecer o seu lucro.

Qual a diferença entre lucro líquido e lucro bruto?

Além dos custos diretos do produto, uma empresa arca com diversos gastos para funcionar. Ela não sobrevive apenas comprando e vendendo produtos, pois também precisa pensar em:​

O cálculo do lucro bruto

Quando se calcula o lucro bruto, você está subtraindo o custo dos produtos vendidos das receitas totais (o resultado geral das suas vendas).

Esse custo pode ser o valor de compra, quando você revende mercadorias, ou pode ser o valor dos insumos que você teve que comprar para fabricar outros (como trigo, ovos, sal, açúcar, para a fabricação de doces e bolos).

O cálculo do lucro líquido

Por outro lado, para calcular o lucro líquido da sua pequena empresa, você precisa considerar todas as despesas fixas e variáveis que precisa pagar para funcionar (aquelas que citamos acima).

Caso tenha alguma dúvida sobre como calcular o lucro sua empresa, faça uma consulta sem compromisso a FZ|BPO e veja como podemos ser úteis para sua empresa. Estamos nesse momento trabalhando em home office, mas nossos consultores estão atendendo normalmente pelo email  bpo@fzbpo.com.br ou via as redes sociais.

Por: Josiane Batista

Matéria adaptada do portal: https://www.flua.com.br/

Para ver a matéria na íntegra acesse o link: https://www.flua.com.br/blog/como-calcular-lucro-pequena-empresa/